
Atrativos
El Mirador de Cuyuni
Espaço desenvolvido para a interpretação da cultura andina, bem organizado pela comunidade para gerar relações interculturais entre viajantes e residentes locais. As instalações contam com um restaurante especializado em pratos feitos com elementos locais, área de acampamento turístico, uma praça com mirante para o Nevado Ausangate e banheiros limpos. Localizado depois de Cuyuni, no km 22 da Rodovia Inter-Oceânica.




Mirador del Valle Sur
Mirantes naturais estrategicamente identificados pela vegetação campestre natural do ecossistema alto andino, o que é de interesse para a fotografia e observação de pássaros, plantas e borboletas nesta área. O local situa-se acima dos 3500 metros, e de acordo com alguns autores, pertence zona de vida de “pastizales alto andinos”, dominadas principalmente por gramíneas nativas, como "Ichu" e rodeado por mata seca. A concessionária implantou estacionamentos cômodos nos km 4,5, 5,5, 8, entre outros.


Iglesia San Juan Bautista de Ccatcca
Igreja San Juan Bautista do século XVII. Todo o conjunto é muito bonito, tem uma parede que limita o átrio, perfurado com janelas triangulares. Esta igreja é da cruz latina e um navio apresenta murais de Tadeo Escalante, um dos pintores indígenas mais importantes da escola de Cusco. Para entrar no templo você deve solicitar a permissão dos escritórios municipais em frente à igreja. O município é um edifício moderno que curiosamente guarda harmonia com a arquitetura local.
Humedales de Pirhuayani
O ponto mais alto da estrada, de onde se pode ver os picos de Collpa e Três Picos são acompanhados por áreas úmidas. As zonas úmidas são zonas altas onde se desenvolvem abundantes espécies de vegetais. Geralmente são formados por acumulações de água na área de pântano dos nevados, tem água todo o ano. Fornecem água para as comunidades que habitam esta zona de altura e forragem para o gado. Representam um habitat importante para as espécies de aves que são distribuídas, neste ponto, tanto residentes como migratórias. Espécies que se alimentam nesta área são, principalmente, camelídeos, como as lhamas, alpacas e vicunhas. Neste local, há um mirante turístico onde se pode sentar e apreciar as zonas úmidas.vicuñas. En este lugar, existe un mirador turístico donde poder sentarse a apreciar los bofedales.
Rutas de Trekking a Ausangate: Tinque.
Existem distintos trajetos da cordilheira, todos centrados na montanha tutelar Ausangate. Os mais comerciais iniciam em Tinque, saindo de Upis e retornando por Pacchanta, podendo realizar-se entre 3 a 6 noites de acordo com o número de comunidades visitadas. O passeio e a pé com carregadores e cavalos de carga, sempre a modo de acampar. Caminhadas entre 5 e 8 horas diárias, com encostas suaves entre 3.000 m e 4.800 m de altitude. Outra opção de trajeto é a possibilidade de fazer passeios de um dia a um dos lagos, como o Lago Azulcocha (entrada por Pacchanta) Singrenacocha (ingresso por Mallma) Pucacocha (entrada por Upis) ou Komercocha. Você pode caminhar ou alugar cavalos para as trilhas conhecidas dos tropeiros. Uma das mais belas lagoas é Azulcocha. |
Setor 2:
Urcos > Marcapata



Iglesia San Pablo de Ocongate
Templo de especial importância na narração da riquíssima peregrinação anual de Qoullirity. O templo mostra murais dos séculos XVI ate XVII, antes de todas foram sepultadas sobre uma capa da mesma cor, provavelmente no século XX. Os 80% da restauração emprega procedimentos e materiais originais, e dizer que os que usaram, sobretudo no século XVII. No kilômetro 61 da estrada interoceanica.






Capilla de Cuchuhuasy
Localizada a 10 minutos de caminhada a partir da rodovia interoceanica, km 50, a pequena Capilla Villa concebida com um cemitério em sua entrada, teto de palha e ainda bonitas pinturas em suas paredes interiores. Um pouco mais acima, 20 minutos de caminhada depois, chegamos a Capela Paco Cruz, neste caso dedicada a Virgem Maria. Ambas as capelas estão cuidadas por guardas para evitar roubos e danos.


Sitio Arqueológico de Quilcapucara
É um complexo arqueológico pré Inca, provavelmente pertencente ao grupo étnico de Huallas, que habitavam a zona Occongate. Os incas, com sua superioridade numérica e de técnica militar, resolveram confederar assentamentos isolados da província de Quispicanchis e sua volta e os persuadiram a servir como parceiros na sua conquista, chegando a conformar os seguintes Ayllus: Huarahuara, Junucunca, Hoccora, Parocca, Sallac, Sullumayo, Huancarra e Orqos. Está localizado no quilômetro da estrada.


Sendero antigo: Observação de Aves
Apresenta a maior biodiversidade do trajeto, conta com quatro tipos de bosque úmido (pântano, colinas, montanhas e terra firme), o qual gera uma vasta diversidade de flora e fauna. A existência de distintas espécies de aves, borboletas e orquídeas são um forte atrativo da zona. A altitude deste segmento da rota oscila entre os 3300 e 440 metros; a abrupta descida define uma diversidade de paisagens e ecossistemas únicos. Existem rotas alternativas a via interoceanica que podem ser adequadas para a observação de aves.

